quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

MOXATERAPIA???

Foto ilustrativa de aplicação direta na pele com formação de crosta
Foto ilustrativa Batão de moxa de artemísia para moxaterapia indireta.


MOXATERAPIA E SEUS MÉTODOS COMUNS DE APLICAÇÃO












Foto ilustrativa da aplicação de moxaterapia com cones aplicação direta



Foto ilustrativa aplicação de moxaterapia com bastão de artemísia









forma indireta


Foto da planta
1. ARTEMÍSIA - Artemisia vulgaris L.Artemisia vulgaris L. - ARTEMÍSIA Nome científico: Artemisia ... em: Artemisia-vulgaris.html Artemisia-vulgaris2.html Artemisia-vulgaris3.html Artemisia-vulgaris4 ... gênero: Artemisia . www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Artemisia_vulgaris.htm21 Jul 2008 15:12:58 2. ARTEMÍSIA - Artemisia annua L.Artemisia annua L. - ARTEMÍSIA Nome científico: Artemisia annua L. ... Sinônimos botânicos: Artemisia chamomilla C. ... espécies do gênero: Artemisia . Foto é encontradawww.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Artemisia_annua.htm


Foto ilustrativa da aplicação de moxaterapia Aquecimento técnica indireta agulha
Foto ilustrativa demonstrando que a técnica de moxaterapia é milenar...
A Moxabustão é um método terapêutico externo, que consiste em se utilizar determinadas substâncias e ervas de artemísia para queimar, defumar ou aquecer a área ou pontos afetados. Sua origem remonta a china primitiva, relacionada ao uso do fogo, ao se observar que o uso do calor podia aliviar certas dores.A queima da MOXA sobre a pele ou acima dos pontos de acupuntura produz calor, que regula o equilíbrio das funções fisiológicas do corpo. A MOXA tem indicação nos casos de situações YIN, em padrões crônicos de deficiência, ou para doenças causadas por fatores externos. Tem as funções de aquecer os canais e colaterais de energia, ativar/regular a circulação de energia (Qi) e sangue (eliminando estagnações), eliminar o frio e a umidade, e recuperar a energia Yang do organismo. Pode ainda ser utilizada para o fortalecimento da saúde, se aplicada com frequência sobre pontos de acupuntura específicos, fortalecendo o fator de resistência do corpo.
O método de moxaterapia mais usado e conhecido na antiguidade era a moxa direta, utilizando-se os cones de moxas solta de diversos tamanhos.Denomina-se moxa direta
quando se colocam cones de moxa diretamente sobre a pele, em cima do ponto selecionado.
Passou a utilizar uma outra forma de aplicá-la interpondo-se matérias entre a moxa e a pele, razão pela qual se denomina moxa indireta. As matérias interpostas eram: alho gengibre, sal que até hoje são utilizadas.
COMO OCORRE A AÇÃO FÍSICA DO TRATAMENTO PELA MOXATERAPIA???
Os pontos de moxa são centros nervosos e as vias das fibras nervosas.Os estímulos provenientes dos nervos sensoriais atingem o cérebro através do sistema nervoso central.Consequentemente, o cérebro transmite impulsos para os nervos motores apropriados, que funcionam como controladores e coordenadores de todo o sisitema fisiológico.
TÉCNICAS DA MOXA QUAIS SÃO???
Moxabustão direta:aplicação de cones de moxa diretamente sobre a pele
Moxabustão indireta: aplicada sobre uma fatia fina de gengibre ou alho
Ou com salmoxaterapia ( com sal )
Aquecimento dos pontos com o bastão de moxa
Aquecimento dos pontos com cigarro de artemísia
Aquecimento dos pontos com um termo-cautério à temperatura de 85C
Aquecimento dos pontos tsing uma haste de metal, mergulhada em água bem quente e depois secada.
Moxabustão indireta:técnicas de agulha

NO DECORRER DAS APLICAÇÕES PODEMOS VERIFICAR A APARIÇÃO DE PEQUENAS BOLHAS DE ÁGUA NOS LOCAIS DOS PONTOS TRATADOS, O QUE OCORRE PRINCIPALMENTE NAS PESSOAS YIN.QUANDO ISTO OCORRER, SERÁ PRECISO FURAR ESSA BOLINHA DE ÁGUA, COM UMA AGULHA DESINFETADA, PELO LADO, EXUGANDO EM SEGUIDA COM ALGODÃO, NÃO RETIRAR A PELE.
TAMBÉM EM CASO DE PESSOAS YIN, PODERÁ OCORRER A FORMAÇÃO DE CROSTAS.MAS DEPENDE DA QUANTIDADE DE APLICAÇÕES.NO CASO DE CROSTAS, SERÁ PRECISO TOMAR CUIDADO, EVITANDO DESCASCÁ-LAS.
EM CIRCUNSTÂNCIAS NORMAIS FORMA-SE A CROSTAUMA SEMANA APÓS O TRATAMENTO E 5 A 6 SEMANAS MAIS TARDE HAVERÁ A CURA ESPONTÂNEA.

MOXA DIRETA- com cones , consiste em aplicar a moxa no ponto selecionado ou o cone diretamente na pele com cicatriz ou sem cicatriz
Sem cicatriz:com o auxilio do paciente ele dirá se esta sentindo o aquecimento e o grau do mesmo então assim se este sentir a pele ressecada, cone estiver queimando retira-se o cone.
Com cicatriz: o paciente não sente o aquecimento do cone, este permanece na pele aquecendo o ponto trabalhando . ( paciente YIN, deficiência energética tipo Xu )O local recebe estimulo com ventosaterapia ou esfrega-se um óleo moído no local onde aplicará a moxa com finalidade de fortalecer o efeito ( tirar a energia pervesa yin vento , frio, umidade ) o paciente poderá sentir o abrasivo , caso não sinta , ajuda como diagnóstico que a síndrome deste paciente em tratamento possa estar sendo aprofundada por uma dessas energias perversas externas mencionadas, frio , vento, umidade) então é aconselhavél avisar ao paciente que poderá ocorrer Cicatriz deixadas pela moxa.

QUAIS AS PRECAUÇÕES???
*Não aplicar em paciente com estômago vazio nem cheio somente uma hora antes ou depois das refeições;
*Logo após não se deve fazer esforço físico nem molhar as mãos, durante aproximadamente duas horas;
*No caso de gestantes , a aplicação de moxa merece cuidados especiais.Também não se deve aplicar moxa no périodo mesntrual.

EM QUAIS TRATAMENTOS UTILIZA-SE MOXATERAPIA???
A moxa é indicada para o tratamento de muitos casos e principalmente para as enfermidades crônicas do tipo Xu ( deficiência ) e para as doenças produzidas pelo Vento, Frio, Umidade .
Este tratamento é utilizado para tratar diarréias e a disenteria crônica, enurese, metrorragia, prolapso anal, prolapso uterino, mastite, furúnculos não purulentos,e se aplicar o moxa em alguns pontos especiais fortalece a resistência do corpo.
Beneficia em sua SAÚDE , com eficácia porque o calor transmitido aos Canais de Energia , unindo-se os além disso, pode ativar a circulação da Energia e do Sangue e eliminar a Umidade e o Frio.Por isso, usa – se a moxa no tratamento das doenças causadas pelo Vento, Frio , Umidade, assim como no tratamento da vertigem, anemia, amenorréria e lactação insuficiente causadas por deficiência e fraqueza de Energia e de Sangue.

OBS: É NECESSÁRIO CONHECER O SISTEMA DE MERIDIANO COMO VIAS DE CIRCULAÇÃO E INFLUÊNCIA DO QI (ENERGIA ) A ENERGIA RESULTANTE DA INTERAÇÃO DO YIN /YANG.

Nenhum comentário: