domingo, 9 de novembro de 2008

ALGUMAS TÉCNICAS DA MEDICINA CHINESA

FOTO ILUSTRATIVA ELETROESTIMULAÇÃO
FOTO ILUSTRATIVO DE MOXATERAPIA

FOTO ILUSTRATIVA VENTOSATERAPIA

ELETROESTIMULAÇÃO: Nas condições dolorosas , o tratamento com a eletroestimulação ou eletroacupuntura é bem indicado. Ela utiliza estimulação elétrica em diversas frequências e intensidades nas agulhas de acupuntura, promovendo assim a tonificação ou sedação dos pontos que cabe a sedação ou tonificação para harmonizar o equilibrio energético do paciente trazendo lhe o alívio. esta técnica é também utilizada para tratamento de obesidade e ou em estética facial.
MOXABUSTÃO: É utilizada em associação , nos pontos que cabem tonificação , retirada de vento (energia pervesa ) .Essa técnica consiste na queima do bastão da planta Folium Artemisiae Vulgares para gerar calor , e então o resultado terapêutico.
VENTOSATERAPIA: A técnica consiste na liberação de "QI ESTAGNADO", energia parada, no tecido conjuntivo ( entre a pele e os músculos ), portanto é uma técnica que atua diretamente no tecido conjuntivo liberando as fácias, aumentando a irrigação tecidual e oxigenação, para um melhor deslizamento das apneuroses, que muitas vezes quando aderidas são causas de dores, principalmente na região lombar e cervical. A ventosa pode ser aplicada de forma fixa ( no ponto ASHI ) ou de forma móvel ( trajeto dos meridianos ).
A ventosaterapia é como massagem, eficaz contra a chamada síndrome do desconforto generalizado, como dores de cabeça crônicas , vertigens ,abatimento , tensão muscular , fadiga entre outros ...
OBS:PODE CAUSAR DORES E DEIXAR O LOCAL VERMELHO ATÉ ROXO.
Juntamente à esta técnica , se utiliza a sangria. Com uma caneta ponta de agulha, os pontinhos avermelhados que podem apresentar na pele após passar a ventosa, indicam energia estagnada .Estes pontos estimulados por essa lanceta provoca um sangramento local liberando QI ESTAGNADO ou seja a sindrome que esta ali no local renovando o sangue.
Esta técnica pode ser usada sozinha sem ventosaterapia , caso seja necessário liberar a energia estagnada em um ponto de meridiano como por exemplo pontos TSING.
A energia estagnada significa energia parada, se o objetivo da acupuntura é fazer a energia circular promovendo melhora, a energia estagnada, siginifica que não está circulando provocando doença e quanto mais essa energia fica parada, mais crônico se torna a doença.

Nenhum comentário: